A fala é uma atividade fisiológica que envolve a ação de certos órgãos que se articulam produzindo fonemas em sequência para a formação das palavras. Responsável por permitir a comunicação oral.
Fatores que contribuem para um bom desenvolvimento de fala:
Estruturas (órgãos fonoarticulatórios) em boas condições que são: lábios, língua, bochechas e palato (céu da boca e “campainha”). Não podem se apresentar com musculatura muito rígida, porém não muito flácida;
Boa maturação (desenvolvimento) das funções neurovegetativas como: sucção, deglutição, mastigação e respiração;
A alimentação adequada favorece uma melhor mastigação e fortalece as arcadas dentárias. Os dentes que são importantes para a produção de alguns fonemas. E importante de se comer alimentos mais consistentes e não somente, alimentos pastosos e fáceis de mastigar.
Etapas de aquisição
0 a 6 meses: emite vogais simples e murmúrios.
6 a 10/12 meses: balbucia, pronuncia vogais combinadas, atende quando ouve seu nome, imita sons.
1 ano a 1a6m: fala de dois a seis vocábulos mais ou menos inteligíveis (papa, mama, nenê). Sentenças formadas por uma só palavra, acompanhadas de alguns gestos.
1a6m a 2 anos: compreende ordens simples, repete o que os adultos mandam muitas vezes, sem saber o significado. Vocabulário de 6 a 20 palavras, começa a fazer perguntas usando flexão interrogativa. Aquisição dos fonemas / p, b, m, n, t, d /.
2 a 3 anos: conhece seu próprio nome, vocabulário de 50 a 100 palavras, refere-se a si mesma pelo nome, faz perguntas com / o quê? / quando? / quem? /, combina palavras em sentenças curtas. Aquisição dos fonemas como /k, g, f, v, s, z, ch, j, l / nh e lh /.
3 a 4 anos: vocabulário de 250 a 1000 palavras, emprega “eu”para si mesma, frases curtas, uso de plural, tempo passado e algumas preposições. Conta histórias simples. Fala inteligível, embora possa ter alterações de fonemas. Aquisição do fonema / x / "rua" "barata" (r forte e r fraco) / . Arquifonemas / r - porta / e / s - pasta /.
4 a 5 anos: vocabulário de mais de 1000 palavras, sentenças mais longas, quase completas, aprende os aspectos estruturais da língua, ainda apresenta falha ou trocas fonêmicas. Aquisição de grupos consonantais / pr, vr, cr, pl, bl, etc /. Por volta dos 5 anos, 5 anos e 6 meses a fala deve ser correta.
5 a 6 anos: Vocabulário de mais ou menos 2500 palavras, sentenças completas e estruturadas.
6 a 7 anos: sabe o significado das palavras como manhã, noite, tarde , verão, inverno, ontem, hoje, amanhã. Uso gramatical satisfatório.
É importante salientar que existe uma variação de crianças, nestas fases de aquisições, de aproximadamente 6 meses.
Entre em Contato
Vila Prudente - SP
R. Fidélis Papini - Vila Prudente, São Paulo - SP, 03132-020